sábado, 8 de setembro de 2018

Se os dinossauros tivessem religião, Deus iria ter cara de dinossauro?


Eu estava aqui pensando o que aconteceu com os dinossauros... O que de fato Deus fez com eles né? Extinguiu os bichinhos. Mandou um meteoro. Aniquilador. O que eles fizeram para tal merecimento? O que os dinossauros fizeram a Deus? 

 Agora, deem uma olhadinha na gente, os seres humanos! Deus deveria ser "dinofóbico". Tinha de ter muita raiva dos pobres animais, porque nós estamos aqui até hoje. E a gente só faz merda. Putz!

 Então... Acho que Nietzsche tinha razão sabe, quando ele disse "Deus está morto". Uma vez que nós O matamos. Sabe... Não é possível! Olha o que está acontecendo? Desde quando se tem relatos da atividade humana, só há desgraça. O que é o ser humano? O que está por vir?

 Tipo, não cai nem uma pedrinha do céu. Não cai nada, mal chove em alguns lugares. Quiçá um meteoro. Tá, um terremoto, um vulcão... Até tem isso tudo, mas é isolado, como as chuvas. E não dizima, não extermina, nem sequer mata uma parte do mundo... Não! Na verdade nós mesmos nos matamos, mas não é o suficiente para aniquilarmo-nos de uma vez. Agora, vindo de Deus, não acontece nada. Está tudo tranquilo. E vamos vivendo. Realmente, fomos nós quem matamos Deus. Nietzsche tem razão. E somos muito afortunados.

 Todavia, os dinossauros se fuderam! O que eles fizeram a Deus para ganharem sua extinção, assim de uma forma tão absurda!? Tipo, do nada! Assim, fosses tu, um dinossauro, dando aquele rolé - há milhões de anos - de "bob" na Terra, comendo alguma coisa, dormindo, ou andando com tua paixão, sei lá, e de repente vem uma bola de fogo, fica tudo branco e bum! Tu estavas respirando, e no segundo seguinte tu passas a não existir mais. Que louco!

 Ademais, hoje, século 21, D.C., está cada dia pior. E detalhe: Deus mandou uns caras. Um pessoal extremamente amoroso. Seres lúcidos, iluminados e inteligentes. Sem muito sucesso, todavia, Ele mesmo, O próprio, veio à Terra, até nós, como um ser humano, e nos disse:  "Vou tentar lhes passar umas palavras. Vê se cês anota isso, que é importante. Escrevam aí para não esquecer. É o seguinte... Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros... Ou seja, amem-se!"

 Por mais que Deus, o cara, tenha vindo pessoalmente e nos falado, à nossa língua, desenhou, mandou anotar, escrever na pedra e etc... Não aprendemos porra nenhuma. Já se passou milênios e nada! Nem ninguém. Não se ama por aqui. E a única coisa que evolui nesta porra é pokemon. Pokemón (rs)... Criação humana, só podia ser. Estamos a cada dia pior, tudo só piora e Deus não pune a gente com um meteoro, tipo lá como com os dinossauros, sabe? Nem manda a Terra direto para algum buraco negro e tal... 

 Entendo que, quando se morre, os religiosos dizem: "Deus levou"; já quando se é um desgraçado, alguém muito mau, dizem: "Deus fez justiça". Tá! Sei... Justiça... 

 Creio ser normal, todos morrem um dia né? É o curso natural das coisas... Só que ainda estamos aqui, nos multiplicando, fazendo merda pra caralho e ainda somos tão piores quanto estes a quem julgamos, que Deus "levou", ou que "jogou no inferno", sei lá... No entando, nada ainda se compara à extinção dos dinossauros. E cá entre nós: oh, coisa bizarra essa de inferno heim? PARA QUE INFERNO, SE UM METEORO PODE RESOLVER TUDO?

 Tinha de vir algo pra geral... Dizimar, acabar, extinguir... A raça humana, claro. Só que não! Coitado dos dinossauros... O que eles fizeram a Deus, para terem sido extintos? Cacete! Os dinossauros sumiram na boa mesmo. Restou foram alguns ossos e, mesmo assim, dos que já haviam morrido antes da extinção de fato. 

 Realmente, ou nós matamos Deus, com isso Ele não existe mais para punir a nada ou a ninguém, ou então, Deus baba muito o nosso ovo. Como se, na verdade, nós o tivéssemos criado.

 Quer ver só um exemplo? Olha aqui: Adão e Eva. Foram criados por Deus, a partir da Terra, à sua imagem e semelhança para domínio sobre a criação terrestre (ok). Não satisfeitos, os dois, belos, perfeitos e recatados, comeram a porra de um fruto proibido. Ou seja, o "conhecimento do bem e do mal", criado por Deus também, óbvio! E após isso, toda a humanidade ficou privada da perfeição, (sei...). Daí meteram. Tiveram filhos. fizeram o seu "papai e mamãe", ou sei lá como pode ter rolado, mas pelo menos não foram privados de suas pulsões, ou seus desejos naturais como humanos. Gozaram e tiveram frutos. Aí, pra arregaçar logo tudo, enfim, "seus frutos", Caim e Abel, pintaram no pedaço. E para fuder logo a porra toda, um matou o outro. Tipo, eu, se fosse Deus, já invocava logo uma ira suprema, já dizimava geral e recomeçava tudo, só que com os dinossauro. Só de raiva. Mas não! Deus é dinofóbico, jamais... Dinossauros? Nunca! 

 Ou seja, na primeira família do universo, já rolou um 121 (art. do código penal). 100% de crime (lembrando Adão e Eva comeram a caralha do fruto que era PROIBIDO). Porra é só desgraça! 

 Desde o início, a humanidade mesmo que só com duas pessoas e depois com quatro, já fez merda pra caralho. Começou tudo errado já cara. Como pode Deus ter-nos criado à sua imagem e semelhança? Por que ele não fez isso com os dinossauros? Teria sido mais justo. Coitado dos bichinhos! Foram extintos de repente, sem ao menos ter a oportunidade de clamarem: "perdão! Nós não sabíamos o que estávamos fazendo". Ou melhor... "O que nós fizemos?" 

 (E, realmente, o que eles fizeram de tão ruim assim heim?)

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

É só o egoísmo

"O egoísmo, por natureza, não tem limites; o homem só tem um desejo absoluto, conservar a existência, eximir-se a qualquer dor, a qualquer privação; o que quer é a maior soma possível de bem-estar, é a posse de todos os gozos que é capaz de imaginar, e que se esforça por variar e desenvolver incessantemente. Qualquer obstáculo que surja entre o seu egoísmo e as suas cobiças excita-lhe a raiva, a cólera, o ódio: é um inimigo que é preciso esmagar. Desejaria tanto quanto possível gozar tudo, possuir tudo; não o podendo, quereria pelo menos dominar tudo: "Tudo para mim, nada para os outros", é a sua divisa. O egoísmo é colossal, o universo não pode contê-lo. Porque se dessem a cada um a escolha entre o aniquilamento do universo e a sua própria perda, é ocioso dizer qual seria a resposta. 

Cada um considera-se o centro do mundo, açambarca tudo; até as próprias agitações dos impérios, se consideram primeiro sob o ponto de vista do interesse de cada um, por muito ínfimo e distante que possa estar. Haverá contraste mais surpreendente? de um lado, esse interesse superior, exclusivo, que cada um tem por si mesmo, e do outro, esse olhar indiferente que lança a todos os homens. Chega a ser uma coisa cômica, essa convicção de tanta gente procedendo como se só eles tivessem uma existência real, e os seus semelhantes fossem meras sombras, puros fantasmas. Para pintar de um traço a enormidade do egoísmo numa hipérbole empolgante, cheguei a isto: "Muita gente seria capaz de matar um homem para se apoderar da gordura do morto e untar com ela as botas." Só me resta um escrúpulo: será realmente uma hipérbole?”

 –  

Arthur Schopenhauer, Dores do mundo.

sábado, 25 de agosto de 2018

A caverna


Enfim, eu saí da caverna
Era dia a luz quase me cegava
Todavia precisei de uma lanterna
Para enxergar quem pensava

Preferi a caverna de volta
Ela me relaxa, me acolhe
Lá fora não havia revolta
Só gente alienada, tolhe

Além de pesado moralismo
Acusações, dedos apontados
Um completo surrealismo
Feito de gente em quadros

Pois a realidade dói
Quando bem atinge
Estarrece até o herói
Falsos, todo mundo finge

Na caverna não é assim
Mas lhes assusta, bebês!
"Lugar ruim" que digo sim
Ruim, porém longe de vocês

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Expectativa de vida (no mercado de trabalho): Mais vida, mais lucro.


Dados do IBGE apontam que o número de idosos superará o de crianças em 21 anos. E a expectativa de vida aumenta gradativamente. Atualmente ela está em torno dos 75 anos de idade. Em 2060 estima-se em torno dos 80 anos. (Creio que isso parte, em parte, da taxa de mortalidade infantil, que, em 2010 estava próximo aos 18% e foi reduzida 12%, em 2018). Mas como a pauta não é sobre infância, ou mortalidade, e sim o contrário, em princípio, isso desperta atenção para debater diversos assuntos. E o principal é a aposentadoria, afinal, falou em idosos, pensou aposentadoria. Ou não?

Porém, diferentemente deste assunto, o canal GloboNews, em programas como Estúdio i, essa discussão desencadeou opiniões dos  jornalistas/ comentaristas e a maioria refletiu que os 65 anos de idade já tem de ser revisto, porque isso “não é mais ser idoso”. Uma vez que os números do IBGE indicam uma crescente na expectativa de vida. Provavelmente o analista do programa deve ser matemático ou economista financeiro (nada contra esses profissionais, quais eu admiro muito), porque, analisar gráficos/ estatísticas deve ser para este comentarista algo beirando a religiosidade, como se fosse a verdade eterna e absoluta.

Digo isso pois muitos destes economistas de finanças, liberais econômicos, estão dando “pitacos” em casos que dizem respeito à sociedade. Todavia, sociedade, pessoas, não são produtos ou mercadorias (há controvérsias, eu sei), e gente, povos, indivíduos, cidadãos, devem ser vistos por um prisma político-social, ou, no mínimo, por uma CIÊNCIA SOCIAL, para começar. Bem díspar das pizzas, das roscas, linhas, colunas e radares dos gráficos do Excel, que é um recurso, mas não a razão plena.

Possivelmente os jornalistas seguiram uma lógica, rasa, tendo em vista os dados do IBGE: Se a esperança de vida ao nascer aumentou, ou seja, se ao longo dos últimos 10 anos ela vem numa crescente, quando em 2060 se chegar aos 80 anos, essa esperança, então, o que é ser um idoso? A pessoa que temia morrer aos 60 anos, ganhou 20 anos de vida! Logo, ter 60 anos nas próximas décadas, é o que dizemos ser os 40 - 50 anos hoje, em termos de vida bem vivida?

Indubitavelmente, esse raciocínio tem fundamento. Não discordo. No entanto, como salientado acima, analisar uma sociedade, não é como se faz defronte a um notebook no escritório, no meio corporativo, ou na bancada do telejornal, cercado de números, previsões, estatísticas.

Então, com 20 anos de idade - tendo em vista que 80 anos de vida se terá facilmente - ainda não se terá alcançada a maioridade? Alterarão a lei, por conta disso também? Porque a previdência já está na ponta da agulha. Agora, a maioridade: reduzirão, ou aumentarão? - considerando o raciocínio dos jornalistas. Pense! Se hoje, 18 anos é maioridade, com uma vida prevista para o fim com 75 anos; com uma esperança de se viver até os 80 anos, 18 anos, então seria maior de idade? Lembrando que, se considerarmos que uma pessoa com 65 anos, não é idosa para a sociedade. Se os anos de vida se "esticaram", de 70 para 80, deveria-se considerar, então, estes quesitos fundamentais sobre o cidadão? Achas que haverá alguma revisão na constituição, alguma
PEC, alguma reforma neste sentido, estimando o indivíduo que goza de direitos civis e políticos?

De fato, há diversos pontos preocupantes em respeito à saúde, lazer, enfim, o bem estar em geral que o Estado (não) provê aos idosos, (e consequentemente atenção às crianças e adolescentes também), mas o píncaro do assunto foi a aposentadoria/mercado de trabalho.

Primeiramente, um homem, com 65 anos, na visão do programa jornalístico, pode muito bem estar trabalhando, servindo de mão de obra, sendo explorado, pelo mercado de trabalho. Segundo, não só homens trabalham no Brasil de hoje. As mulheres ocuparam seus espaços (ainda que pendente em algumas esferas da sociedade), e sua aposentadoria é diferente da do homem. Se, 65 anos, para tais jornalistas, ainda não é considerado um idoso, a mulher com 60 anos não seria idosa também. (Entende-se que para a aposentadoria por idade, o INSS, além da idade, requer também a comprovação de no mínimo 180 meses de trabalho. 60 anos de idade para as mulheres e 65 para os homens. Isso hoje, pois a Reforma da Previdência ainda não entrou em vigor). Logo, deixa subentendido, que o cidadão, seja, com 60 anos, ou com 65, ainda pode muito bem trabalhar, buscar seu lugar na indústria, no comércio, nos serviços em geral e deixar de “mimimi”. Estes dados do IBGE podem ser um prato cheio para estes governos entreguistas, neoliberais. Mais exploração, mais força de trabalho, menos custos… Mai$ lucro$!

Se com 65 anos um homem não é idoso, nem com 60 uma mulher, o que seria um idoso então, senhor jornalista? Imagine, um senhor, seja com 50, 60, 70 anos, tendo que acordar cedo todo dia, enfrentar trem lotado, ônibus cheio, estresse, foice e martelo, todo santo dia, para se sustentar? Subsistência depois dos 50 anos, já é foda de se crer, imagina com 70 anos?


Se não acreditas, então leia a nova reforma da previdência e trabalhista. Tente sintetizar estes 3 elementos: idoso, trabalho, e aposentadoria (se é que isso vai existir).

Deixo convosco essa reflexão e sua conclusão...

Referências:
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/07/25/ibge-projeta-brasil-com-mais-idosos-do-que-criancas-em-21-anos.htm

https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade

https://www.cartacapital.com.br/especiais/reforma-da-previdencia

terça-feira, 24 de julho de 2018

Do que eu estou falando?



Ela ainda permanece uma obra prima
Complexa, contudo muito poderosa
De nós ela fica bem acima
Não se compara a nenhuma joia preciosa


Tanto potencial
Mãe de toda criação
Muitos a julgam mal
Por causa de uma leve depressão


Não devemos nunca condená-la
Muito menos torná-la nossa inimiga
Com amor devemos serenamente observá-la
Com o maior respeito de nossa vida


O maior desejo, o ímpeto, afeição
Ou tudo deveria se dar somente à razão?


Sentimentos aprisionados
Não podemos controlá-la com facilidade
Ora como um trem desgovernado
Ora a ela se ajoelham todas as faculdades


Apenas deixemos ser, estar…
Com ou sem razão
Com ou sem emoção
Sentimento, movimento
Inerte, vazio...

Como poderemos saber quem é?
Seria o grande mistério do Universo?
Com ela pode-se ter fé
Ou simplesmente ser o reverso


Iluminada como uma vela:
As vezes fraca, imóvel, quase que apagando
As vezes, agitada, maravilhosamente, imensamente, ela
Uma forte chama a tudo iluminando


Não podemos vê-la, nem tocar
Apenas ser, estar:
Ela mente, engana, distorce, desequilibra
Ela é sincera, autêntica, lúdica, brilhante
Insanamente, lucidamente...
Fria ou quente...
A mente

A viagem



No espaço sideral flutuando
O corpo inerte, solto, lentamente girando
Não está de lado, nem de ponta cabeça
Não existe posição, no espaço vagando


Um misto de frio e calor
De luz e escuridão
O tempo passa como um vapor
Bilhões de estrelas, corpos celestes, mas solidão


O silêncio é violento
Não há peso, não há matéria alguma
Exceto a consciência, como saco de cimento
Produz ideias sem sorte nenhuma


Houve-se somente as batidas do coração
Harmonizada com uma forte respiração
O vácuo impera solenemente
Vosso corpo obedece ao pai da criação


Num piscar de olhos tudo muda
Avanças de um planeta a outro
Para se mover não precisas de ajuda
Pois a sensação é a de estar morto


Contudo a vista do espaço é linda
A sublime visão do paraíso
Todas estrelas lhes dão boas-vindas
Fazem qualquer um abrir um belo sorriso


Toda infinitude, a escuridão e a solidão
A falta de odores, sabores e audição
Nada se aproxima do espetáculo que é “lá em cima”
O complexo de brilhos e cores despertam a paixão


O tempo, o espaço, o infinito
Realmente não há nada mais bonito
Numa eterna inércia, o corpo vai...
Viajando, à imortalidade de um espírito

De mãos dadas


  1. Isso foi um sonho! Eu estava em uma festa com pessoas bem familiares ao meu cotidiano, umas bem conhecidas e outras não. Mas todos da mesma classe social. Era um salão de festas em um playground, em algum condomínio. Dado momento me encaminhei para o banheiro e encontrei uma porta bem rústica, pesada, de ferro maciço, que estava entreaberta, num corredor ao caminho.
  2. Eu olhei para atrás da porta e a empurrei um pouco, com dificuldade, e me deparei com uma linda parede revestida de um fino tecido até a metade e na outra metade, uma sólida madeira, detalhada, em formas geométricas. Algo muito rico para estar escondido atrás de uma dura chapa de metal que abre e fecha, em um simples playground.
  3. Essa ante-sala tinha luz baixa. Percebia-se, porque no teto pendurava-se um lindo lustre de cristal, com dezenas de velas recém acesas, todas ainda inteiras e longas. Uma tonalidade dourada, um tom sépia recaia em todo ambiente. O conjunto de cores que se formou ali, contrastava absurdamente com local de trás da porta, de onde eu vim, bem cinzento e escuro. Ao fundo outra porta de madeira se erguia diante de mim. Bem mais sutil, mais elegante e mais fina em detalhes, retalhada em desenhos estilo clássico e contornos magníficos. sua maçaneta ia do ouro maciço ao fino cristal na sua ponta.
  4. Ao abri-la também, me deparei com um salão. Não era muito grande, mas era muito lindo. Para se ter uma ideia, eu chorei quando vi o que estava sob meus olhos. O lugar era tão mágico que levava a fortes emoções, somente por sua beleza. Antes de eu perceber onde eu estava de fato, e do que se tratava, encontrei uma amiga. Na verdade, uma mulher qual eu era muito apaixonado e ainda reservava tal sentimento. E a reciprocidade era a mesma. Ela também me viu e ficou estupefata. Nos cumprimentamos como duas crianças, correndo, um em direção ao outro com sorrisos gostosos no rosto. Gargalhávamos, enquanto corríamos de braços abertos - alegria jamais vista de fato. Até que nos chocamos, um contra o outro, fortemente, e o abraço foi o mais longo e apertado que eu pude sentir em toda vida.
  5. Mas antes de eu, realmente, me ater ao recinto e a minha especial amiga, antes de qualquer palavra e olhar mais atendo ao redor, percebi um anfitrião. Um homem idoso, com feições dóceis, em um traje tão impecável! Um terno preto, clássico de gala, que mais parecia uma pintura. Ele sorriu e me deu boas vindas - fez o mesmo com minha amiga. Nós recebeu muito bem. Nisso, pude sentir que ele ficara com uma leve inveja ao se deparar com um jovem casal de amigos que se gostava tanto, que se abraçava loucamente a sua frente, de forma descontraída, sem modos ou boas maneiras. Seu olhar aprovava nossa informalidade toda. Era um bom senhor, tinha um bom coração.
  6. Via-se imediatamente que o lugar era para poucos. Inclusive para eu e minha amada amiga de tantos anos. Parecia que o salão era daqueles a quem se detinha alto grau de reconhecimento na sociedade; uma elite não somente feita de dinheiro, mas homens e mulheres dotados de sabedoria, doutores, a grande nata do pensamento humano, quiçá! Eis aquele salão nobre para célebres senhoras e senhores. Mas não havia ninguém no  momento, “e nem tão cedo” - avisou o anfitrião.
  7. Havia outra parte fora deste salão. E pude ver um enorme teatro - "Theatro" escrito com "th". Então, onde eu me encontrava com minha amiga, mais o anfitrião, dividia-se em duas partes. A primeira, onde cheguei de pronto e que encontrei-me com a amiga e ali também estava o anfitrião, que era como se fosse um local de palestras, um auditório, onde se tinha um palco pequeno, para uma pessoa somente e um imponente púlpito de mogno escuro, bem envernizado, também rico em detalhes; ao fundo cortinas, de cor vermelha ocre, num tecido tão grosso que dava sensação de ser muito pesada - estava ali surpreendentemente enriquecendo local dando ar de que logo viria um belo espetáculo; as cadeiras, todas alinhadas perfeitamente, cobertas de veludo vermelho, tão lindo, tão vivo! - parecia que ninguém nunca havia se sentado ali; seus pés e seus braços e seu encosto eram folheados a ouro, então, com as luzes de velas refletindo, a sala se tornava um pequeno céu vermelho de estrelas douradas; o carpete em grená degradava suavemente equilibrando o ambiente fazendo o cérebro receber um confortável conjunto de cores formando uma bela imagem; um longo carpete cobria toda essa primeira sala - era tão fofo quê os pés afundavam quase que todos - parecia, realmente, estar caminhando sobre as nuvens e ao mesmo tempo sob elas também, pois o teto todo branco, puramente detalhado, como se Michelangelo o tivesse feito, mas não em pintura, e sim em esculturas e retalhos, desenhos à mão impossíveis de se imaginar; ornamentos foram gerados em um teto de gesso, no seu centro e nos cantos arredondados; acima de onde ficava o orador no pequeno palco, havia desenhos esculturais, mas em madeira, com formas de anjo nas nuvens, alguns instrumentos musicais, como violinos que se esvaiam às nuvens, harpas que se ligavam aos cachos dos anjos etc... eram desenhos em formas sacras em tudo: no teto anjos, rosas, formas arredondadas, todas, milimetricamente perfeitas; nas portas e outros móveis, detalhes clássicos folhados impressionantes; ao fundo desta primeira sala, quando todos ficavam sentados, de costas para uma abertura, havia uma vista tão linda, tão magnífica e esplendorosa que tudo lá fora se harmonizava com o interior desta primeira sala. O Sol estava se pondo e a cor do céu estava vermelho-alaranjado; a vegetação que se estendia depois da imensa janela, estava à sombra, e brotava, também, um verde-oliva bem escuro, quase que marrom, combinando com os móveis de mogno do interior da magnífica sala. Os tecidos, todas as cortinas, o carpete, se apraziam, combinavam com o pôr do sol. A vista desta janela imensa sempre mirava o pôr do sol. Isso se podia perceber quando as cortinas estivessem abertas. Então a visão, o que se tinha do Sol, era sempre suas últimas horas de seu ciclo na Terra, o fim de tarde. Depois, somente 24 horas, tornaria, o Sol, a aparecer nas suas últimas horas dominando o interior da sala e harmonizando tudo.
  8. Não posso me esquecer das centenas de flores diversas e as reluzentes rosas de cores rosas e vermelhas, deixando o local ainda mais prazeroso e relaxante e, - não somente - mas um lugar realmente perfeito, o paraíso em algumas dezenas de metros quadrados.
  9. Enfim tomei as mãos da minha amiga qual nutria em mim uma grande paixão e demos umas três voltas em torno de nós mesmos apreciando a sala. Cada detalhe cada trabalho manual feito nas cadeiras, nos móveis, no teto... Tudo feito à mão! A costura do estofado, da cortina e o tapete; as madeiras trabalhadas, talhadas, enfim… Até o elegante terno anfitrião era impecável e um traje, apesar de um terno, parecia jamais ter sido visto.
  10. Sentamo-nos, eu e ela, nas cadeiras luxuosas, confortabilíssimas e trocamos olhares. Nossas mãos não se desgrudavam e ela usava uma delicada luva de rendas branca e um chapéu pequeno rosa bem clarinho estilo anos 30. Dois brincos de pérolas, delicados também, nada exagerado. Ela era uma mulher discreta. Porém seu olhar era uma estrela em seu brilho máximo, em noite de outono, refletida numa serena lagoa, num belo manto de água pura e fresca; seu sorriso estimulavam todas as minhas sensações, todas as moléculas do meu corpo se prendiam ao seu sorriso, tão perfeito, tão simétrico, tão sensual. Uma magia advinda de seu corpo, de seu olhos, a ponto de eu esquecer toda aquela luxúria do salão e a natureza lá fora. O sorriso dela ofuscava luz do Sol, tomava as cores e o brilho do Ouro. Permanecemos nos olhando e o que era tempo, tornou-se eternidade. O que era simples, tornou-se complexidade. O que era humildade, tornou-se opulência. O que era a morte, ganhou o vida. Eu que era um ser quase que inanimado, um moribundo disfarçado, me tornei o homem mais feliz, mais rico; do ócio, transmutei-me em excitação; da deprimência, à perfeita e plenitude felicidade.
  11. Ela olhou para cima apreciou os desenhos feitos no teto, olhou para os lados, para baixo, para aquelas cadeiras enfileiradas ao longe com seu ouro e seu veludo nobre vermelho e exclamou, olhando nos meus olhos: “Mas que lindo! Nunca vi tanta beleza, tanta nobreza, tanto amor”. Eu olhei para ela, no mais profundo que pude alcançar em seus olhos marejados e, com minha voz embargada, não me contive: “é o dia mais feliz da minha vida eu nunca pude imaginar estar tão perto da perfeição, do paraíso, da emoção e do amor.” Choramos! Nunca havíamos estado em um lugar tão lindo e nem nunca sonharíamos algum dia estar em um lugar daqueles, ainda mais juntos, apaixonados.
  12. A outra sala, na verdade era um teatro, como alguns teatros de Viena, só que o luxo potencializado mil vezes. O primeiro recinto ficava alguns andares acima do segundo salão que se abria diante de nós. Estávamos como se fosse no balcão nobre. Duas portas separavam os dois lugares e entre essas portas completamente ricas, ornadas ao estilo clássico, e pesadíssimas, havia um corredor. Este corredor um pouco mais moderno que o salão anterior. Seu chão, de mármore, paredes extremamente brancas, estilo colunas e decorações romanas. A junção da parede com teto tinha uma arquitetura mais simples, mais retilínea, como se formando degraus de cabeça para baixo. A cada 10 metros tinha as colunas também de mármore, detalhadas, esculturalmente, com folhas e cachos de uvas, na parte superior. Entre essas colunas, nas paredes, penduravam-se quadros com pinturas que não se dá para descrever de tão ricas e lindas em detalhes entre luzes, cores e sombras, além de outras esculturas tanto em madeira, quanto ferro e mármore, feitas à mão e ferramentas de corte. Era impressionante a riqueza que havia naquele lugar.
  13. De mãos dadas ainda, eu e minha paixão, andamos pelo corredor de ponta a ponta, como duas crianças num parque de diversões, apreciando todas as obras, todos os movimentos artísticos e todo sentimento daquele local. Cada centímetro era admirável. O teatro, o palco, a vista que tínhamos era incrivelmente bela. Havia um silêncio de enorme magnitude, instigante e uma imponência incrível todas aquelas cadeiras, a cortina fechada, os andares e balcões que completavam o teatro. Não havia e nem tão cedo haveria espetáculos naquele teatro, segundo o anfitrião.
  14. Paramos na varanda, que dava de frente para o teatro todo. Era realmente o melhor local para se ver algum concerto. Abaixo de nós as cadeiras, acima de nós o teto que se levaria uns quinze dias para apreciar apenas parte dos desenhos folheados, anjos, e outros trabalhos feitos nele. As luminárias tão magníficas quanto a da primeira sala só que ela carregavam triplo de dezenas de velas. Eram mais imponentes e mais esplendorosas.
  15. Naquela varanda, com vista privilegiada e maravilhosa para o interior do teatro, pedi a minha linda amada que me desse sua outra mão e fechasse seus olhos imaginando comigo uma orquestra tocando uma obra de Mozart. Não nos contentamos e começamos a dançar. Estávamos realmente ouvindo Mozart e toda uma orquestra com maestro estava executando a obra Andante, do mesmo. Ao bailar parecíamos que não estávamos mais com os pés no chão.
  16. Flutuávamos! Mas não mais dentro do teatro e nem em nossa atmosfera terrestre. Já tomávamos o espaço sideral. Ao fundo, bem ao longe, o “braço” da nossa galáxia, a Via Láctea, nos envolvia e mais próximos a nós, alguns planetas passavam, nos entrelaçavam, como que nos embalando em movimentos sutis e graciosos. E estrelas, hora brotavam aqui, hora brotavam ali, iluminando os nossos rostos em cores diversas. minha eterna amada, que já era linda, ficou excepcionalmente bela ao ponto de ser o astro mais luminoso, mais brilhante, mais apreciável do espaço. Nem o sol conseguia brilhar mais que ela ou muito menos iluminá-la. Ela irradiava luz, ela me enchia de luz, me tornava também um ser iluminado. Sua áurea me banhava e me fazia também um pequeno astro brilhoso no céu.
  17. Ainda de mãos dadas, e iluminados, sob uma chuva de estrelas, à contemplação de planetas e à presença de toda a galáxia, dançávamos como se nada tivesse ao nosso redor, como se o universo inteiro fosse só nós dois, ou melhor, com se o universo fosse somente nós dois. Nada mais importava na terra, todo aquele luxo, aquela beleza, aquela imponência, aquela riqueza. Nem o belo pôr do sol, nem as obras de arte, nem em qualquer obra da inteligência humana ou até mesmo da natureza, valia aquele momento a sós com minha amada.
  18. Nossas mãos estavam sempre unas. Nossos corpos estavam sempre conectados. Mas faltava uma coisa para que pudéssemos explodir de emoção e paixão em vida: o beijo. E quando isso aconteceu o choque entre os nossos lábios transmutou todo o universo e, como que num vácuo, toda matéria foi sugada por nossas narinas. Cada matéria desde macro até o micro foram consumidas por nós, por nosso amor: mas nada é maior do que ele e nada é menor também. Nossa língua se falava, se explorava, trocava sentimentos, organismos, vida, estrelas… Estávamos no nada. Éramos tudo! Nossas mãos dadas comprimiam uma paixão única. Jamais sentida por qualquer ser. Nosso beijo teve início, mas nunca terá Fim. Foi um instante. E o instante só deixará de ser quando o outro o substituir. O que é impossível, um instante se tomado por outro, segundo o maravilhoso pensamento de Aristóteles. Portanto o nosso beijo eterno, imutável, completo e vivo. Não é passado, não é presente e nem futuro. Nosso beijo é a personificação do nosso amor, eterno amor. Faremos um novo universo, novas galáxias, novos planetas, novas formas de vida. O dia que pararmos de nos beijar, que soltarmos nossos lábios, um milésimo de segundo sequer, mudaremos o curso das coisas, de tudo. O eterno passará a não mais existir e o tempo retornará trazendo a monótona rotina à vida.
  19. Numa noite escura qualquer, ao olhar para as estrelas, pode até estar de manhã, em pleno Sol de meio-dia, ao olhar para o céu, esteja ele azul claro ou completamente escuro, verei nós dois, eu e minha paixão, meu amor, num beijo apaixonado dançando ao som da mais bela obra musical já composta, envoltos aos maiores planetas, aos menores seres fragmentos, de luz e de escuridão; tão longe dos confins da galáxia, tão próximos da Lua prateada... Estaremos lá, nós dois, eternamente juntos de mãos dadas.

Apolítica

Um ato de violência política não revela apenas um crime de uma ação isolada. Ele expõe a fragilidade de nossas crenças políticas. Depois dos...