Porre 2023: Escolas de Samba, meu Carnaval


"Nos confins do submundo onde não existe inverno/ Bandoleiro sem estrada pediu abrigo eterno/ Atiçou o cão cá-trás, fez furdunço/ E Satanás expulsou ele do Inferno
O jagunço implorou lugar no Céu/ Toda santaria se fez de bedel/ Cabra-macho excomungado de tocaia no balão/ Nem rogando a Padim Ciço ele teve salvação [...] Eis o destino do valente Lampião"


Parabéns GRES Imperatriz Leopoldinense! 🇳🇬🏆🎉🎊 .

Festa em Ramos, Olaria e adjacências. Depois do jejum de 22 anos a Imperatriz volta ao topo. Sempre luxuosa, exuberante, pompas dignas de uma imperatriz realmente.

Que Samba, que Enredo! Que desfile! Fantasias e alegorias impecáveis! Comissão de frente uma das mais belas também (embora este ano veio nivelado por baixo heim. Quase nenhuma apresentou-se bem neste quesito - além de quase todos os outros - devido às muitas notas com perdas de 2 décimos em grande parte).

O carnavalesco Leandro Vieira é outro gigante. Ganhando vários títulos com trabalhos riquíssimos e com uma assinatura particular. Nada muito tecnológico, futurista, mas carnaval à moda antiga. Muito luxo e muita história do Brasil. 

Além, também, do samba muito bem composto, muito bem gostoso de se ouvir e com uma riqueza de linguagem, de cultura nordestina, de cordel, de saber popular, que, confesso, achei muito criativo e ao mesmo tempo legal de se cantar: “O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”.

Ainda sobre composições, senti falta de boas assim em outras Escolas. Sim, estavam legais, mas deixaram a desejar. Venho percebendo isso há muito tempo e, inclusive, até Neguinho da Beija-Flor já comentou em entrevista sobre estas questões em respeito às composições e grupos de compositores. Sobre isso, eu já digo que o que acontece é "samba de fôrma", o próprio meio do samba diz ser "samba de escritório". Talvez, segundo alguns críticos, a causa das quedas de qualidade na produção, nas composições, se dê por este motivo: sambas feitos em formas já prontas - engessando a criatividade. Só que partindo disso, não sei se pode ser diferente, o fato de haver escritórios, porque, este método ou forma de composição tomou conta já, realmente, e não sei se há composições sem que sejam advindas destes escritórios - e confesso que algumas delas se destacam sim. Raro, mas sai umas coisas legais. Portanto, com escritório ou não, a Imperatriz se destacou estratosfericamente das demais co-irmãs no quesito Samba de Enredo.

Mas... Vamos mudar aqui o rumo da prosa. Como são as coisas não é? Vou falar a vocês que a Viradouro (que veio espetacular) perdeu por 1 décimo heim. E eu sei bem onde foi. Vamos lá... 

Se a Bateria do Mestre Ciça - na Viradouro - não perde pontos consideráveis este ano... hummm sei não heim. Este 1 décimo ia sumir facilmente e a história poderia ser outra, com o título parando do outro lado da baía. Mas, o f*** é que o Mestre Ciça perde décimos todos os anos.

Daí vocês podem se perguntar: "Ué? Então o Ciça mereceu perder os pontos". Olha... Pera aí: Sim, o Ciça sempre perde ponto dos jurados. Fato. Como eu havia dito acima. "Mas aí! Prova-se que o cara não é bom" - vocês podem reforçar vossos argumentos. Ok. 

Só que lhes digo, pode confiar, e o mundo do samba também, "O Ciça não é bom. Ele é ótimo!" É um mestre consagrado, um monstro! Sua bateria passa sempre muito limpa. As vezes sim tem um deslize, mas é nota a ser descartada. Porém, (eis um dos "badados do carnaval") rola um papo nos bastidores que ele aborreceu a Liga, foi malcriado com eles e seu castigo eterno ficou sendo este: você nunca será nota 40 (ou as notas 10 dos 4 jurados).

Agora, infelizmente, não se tem como saber a fé dos jurados, quando se trata de Ciça, porque suas justificativas são um tanto exageradas. As deste ano, ninguém sabe ainda, porque as justificativas não saíram. Mas, por exemplo, as últimas que temos (dos carnavais passados), são tão esquisitas que, enfim… a de 2022 foi assim, "A acentuação rítmica das caixas com os seus acentos característicos que configuram o “swing” peculiar da bateria ficaram sem o referido destaque” - Julgou Rafael Barros Castro. 

Isso foi uma firula para tirar décimo. Esta situação nas caixas da Viradouro é algo muito difícil acontecer e, quem ouve e curte bateria sabe que não foi bem assim que aconteceu. Algumas escolas passaram cadenciadamente excedidas, bem "retas", sem muito destaque para suas acentuações e "swing", mas não perderam pontos. E cá entre nós: a maioria das baterias nivelaram-se de uma forma tão alta, que é bem raro elas virem sem "swing". Pode acontecer, mas é difícil e não foi o caso da Viradouro no carnaval passado - e creio deste ano também. 

No caso do Ciça, o julgamento citado acima, só aquele jurado viu aquilo. O outro disse ter rolado desencontro entre carro de som e a bateria. E assim vão tirando décimos do Ciça - além de outras justificativas sem cabimento de outros carnavais.

Com estes "tira-décimos" todos os anos, o Mestre Ciça fica comprometido e acaba ameaçando, inclusive, um carnaval de uma Escola que às vezes vem exuberante, apoteótico, com pegada para ser campeão. Complicado isso e, infelizmente, hoje, (mais uma vez) a bateria do Ciça foi penalizada e de fato afastou a possibilidade de título à Escola de Niterói. 

Olha, não quero dizer nada de que foi injusto, que tenha sido errado, nem nenhum julgamento, nem nada. Apenas relatar uma história e um fato curioso. Porque, não quero também ser injusto com a magnífica Imperatriz  Leopoldinense (título muito merecido). Samba gostosinho, luxuosa, alegre, irreverente, histórica, legitimamente brasileira - sobre o Enredo do nordeste, com a figura de ninguém menos que Lampião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje