Ato primeiro: amizade colorida



Desenvolver um sistema filosófico para abordar questões tanto pretéritas quanto atuais, considerando os diversos contextos, é deveras desafiador - como fazer uma peça teatral. É um trabalho árduo, ardiloso e muito difícil e... delicioso. Assim sendo, pode-se aventurar nos palcos da Ética, da Lógica, da Estética, da Epistemologia ou adentrar-se no abismo Metafísico.

No entanto, é importante que qualquer indivíduo estimule em si mesmo um sistema filosófico, um mero ato de filosofar; ter sua linha de pensamento, seu método de palavras e escritas onde que neste sistema encontra-se o mínimo de respostas à problemas conflitantes, seja dentro de um domínio específico e variante - levando em conta as circunstâncias do nosso tempo -, seja de uma forma mais abrangente e fixa - recorrendo a outras antigas épocas.

É preciso filosofar. Deve-se ir de encontro para ser encontrado. Como um ator indo de encontro a sua personagem. Para tanto, é necessário um verdadeiro amigo - não necessariamente uma pessoa, talvez uma ideia. Ora, todo encontro necessita de duas partes; assim como todo movimento é resultado de repouso e força, i.e., um diálogo resultante entre duas partes em oposição.

Por conseguinte, é preciso haver o desgastante debate filosófico a ponto de se esgotar (ou não) toda e qualquer possibilidade de dúvidas. É encerrar um ato, mas deixá-lo aberto para o próximo. Com isso, podemos refletir o que nos cerca, o que nos toca e seguir adiante - um devir em uma longa peça teatral.
 
Ademais, é preciso questionarmos, não a tudo externamente como que de forma aleatória, mas a nós mesmos em primeiro lugar. O eu. O ator principal! A educação filosófica, ou o exercício da reflexão, neste sentido, deve fazer com que comecemos conosco mesmo qualquer ensaio e assim deixando para trás qualquer situação desafiadora com honestidade e coragem.

Nos palcos da vida, onde a sabedoria é a personagem principal, a Filosofia também é convidada a encenar. Atuam como numa bela dramaturgia ao conhecimento. Com este advento, somos chamados a sermos amigos de nossa própria existência, abraçando a essência de nossa própria sabedoria.

Portanto, que, ao dialogarmos com as necessidades que nos movem, encontremos nosso ato no vasto teatro do mundo. Que as cenas de nossa história se tornem um testemunho de nossa busca filosófica, um holofote que ilumina o caminho para o nosso âmago, onde apenas o saber floresce

Comentários

  1. Adoro seus textos, silvio

    ResponderExcluir
  2. A humanidade caminha em evolução, independente dos pensamentos, pois até os conservadores evoluem. Nada pertence como é desde o princípio.
    Em cima disto o pensamento filosófico é um forte aliado para nortear as sociedades, instigando à busca da sabedoria, o raciocínio e o debate das ideias.
    Assim somos e sempre seremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje