Porre N⁰ 2023



Sei la... Eu estive conversando com uns amigos sobre a morte do Pelé e meio que desabafei - uma vez que temos muita intimidade para opinar alguns fatos e sobre coisas das nossas próprias vidas. Entretanto, nas redes sociais, vi que o tom das opiniões em geral vieram piorando, chegando a níveis acusatórios "disso", "daquilo outro" e para tentar resumir melhor os papos que tive, irei expor esta m3rda de conversa que tive com amigos aqui para o público. 

Sobre mortes e piadas sobre estes mortos; sobre cancelamentos de falecidos (que é estranho) ou sobre cancelamento de quem chora os mortos... uma coisa que eu sempre digo: eu opino A ou B porque me convém.  Além do fato de eu ter coragem de assumir o que opino - ou até sobre piadas mesmo. 

Por exemplo, morreu Ayrton Senna. Foi um baque do caraio. Na época, no dia seguinte, fizeram uma piada. Bem sacada por sinal. Nada debochada, nem ofensora: foi uma piada, simples. Porém, sobre sua morte fiquei triste pela forma como foi e pelas saudades das manhãs de F1 aos domingo. Porque eu gostava do esporte. Na boa, se eu não gostasse, se eu não soubesse muito quem era, ia cagar para o fato. Ia ser meio malvadão mesmo. Me desculpem o termo.

Morreu Maradona, recentemente. Fiquei triste. Gostava dele desde criança. Jogo futebol desde essa época. Me identificava com ele quando jogava meu futebol. Gostava de ver ele jogando. Havia algo em jogo sobre sua morte. Havia memórias de infância e o gosto por ver um cara latino, baixinho, sendo o gigante em campo.

Agora, Morreu Marilia Mendonça. Cara, tipo, lamento, mas nada mudou na minha vida. Sacas? rsrs... Desculpem-me, mas vim saber quem era depois do trágico e triste acidente fatal. Me convém? Eu gostava de suas músicas? Se sim, vou chorar, homenagear, etc. Se não... Vida segue, nada muda.

Então, são questões que me tocam o gosto que me deixam emotivos ou não; que me fazem refletir ou não. Envolvem questões éticas de minha parte? Sim. Fui criado de uma forma que só eu sei, que só eu posso por em prática. Não fui criado para ser como alguma outra pessoa porque isso é humanamente impossível. Eu sou eu. Eu nao vou fingir sentir dó de alguém ou chorar horrores por quem não mudou uma vírgula na minha vida e o farei se me for caro 

Sobre os casos acima, sobre as fatalidades, houve questões éticas envolvendo a vida destes famosos? Não sei a fundo. Até onde sei, Maradona ainda teve uns problemas nesse sentido e tal, mas nada como o fato paterno do Pelé.

Na verdade, sobre o Pelé, o Rei do futebol, o conheci antes do escândalo. Eu conheço o Pelé como aquele gigante brasileiro em campo que eu via no Canal 100. Lembro-me de ver ele jogando, quando pequeno, nas fitas cassetes, com meu pai e meu irmão... De como eles também achavam f**oda de como Pelé jogava e me contavam histórias do futebol de outras épocas. Agora, sobre seu escândalo, fiquei sabendo recentemente! Muito tardio, inclusive. Tipo, como dissociar isso? Como desfazer o Pelé que conheço do Pelé que estão dizendo hoje? Só com o tempo, talvez. 

Por exemplo, se hoje brota um "KO" ai do Ayrton Senna, se surge uma filha bastarda dele, sei lá, tipo... O cara ja marcou minha infância, memórias afetivas... Não vou me autocancelar por isso. Abraços! 

Querem mais exemplos? Por falar em "traição" e "filho bastardo" temos um alemão queridíssmo (e também odiado rs) muito citado e lido aqui no Brasil: Karl Marx. Sabiam que este FDP traiu sua esposa com a GOVERNANTA da família, a Helene Demuth. A traição gerou, um sétimo e bastardo filho: Frederick Demuth. O bagulho foi tão sério que o bastardo foi adotado por Engels - amigo de Marx. Mas já li e curti Marx numa boa. Pois, eu iria fazer o que? Desler Marx? Desfazer suas ideias da minha mente? Sacas?

Alan Kardec, foi racist4, escreveu e foram publicadas suas ideias racista4s. Eu li suas principais obras numa boa (a das coisas racist4s as li também, mas ignorei completamente).

Eu AMO Pantera (banda de Rock), mas não sei se vocês sabem, seu vocalista, o Phil Anselmo, é maior naz1sta fdp. Entre as suas proezas recentes, estão algumas saudações n4zistas e frases exaltando os brancos como superiores. Seria o caso de eu ir a um show deles ou do Phill Anselmo? Ia depender do meu humor e da minha disposição financeira. 

Ainda no Rock, a banda norueguesa chamada Burzum haha ... os cara são muito xenófobos, inclusive com brasileiros. Eu não sabia que eles eram assim quando comecei a ouvi-los. Não tem como eu deixar de gostar. Pode ser o caso, mas não com Burzum. As coisas e os afetos variam. Eu iria a um show deles? Ia depender também, como no caso do Pantera, e se eu fosse no Burzum eu ia levar a 🇧🇷

Didi, marcou infância de muita gente, por exemplo, mas eu o acho um escroto ridículo. Não via graça nele assim de ser fã. Eu gostava muito do Chico Anísio - que se fuçar acaba achando um BO também em seu nome. Ninguém é santo. Portanto, sobre o Didi, não por isso vou ficar metendo bronca nos amigos que possam vir a lamentar sua eventual partida. Como eu posso querer que alguém venha a querer o que eu quero que as coisas sejam? (Ficou embolado? Pois é! É mais ou menos isso que tenho lido por aí dos comentários alheios).

Ah! Não posso me esquecer de Nietzsche (mais alemães). Adoro ler esse cara. Sempre fui meio nietzscheano na vida no sentido de questionar a moral religiosa e questões relacionadas as nossas individualidades e nossa maneira de ser no mundo - independentemente do que a moral e os costumes vigentes pregam. Mas este estimado filósofo era muito m1sógino, machista do caraio. Eu o leio e ignoro solenemente sua m1soginia.

Outro que acho fodaço (outro alemão haha) é Kant. Homofobico fdp! Escreveu coisas baixas sobre isso. Leio-o e acho f0da suas obras. Não tenho como deslê-lo mais. Nem rasgar seus livros. Até porque alguns me custaram muito rs...

Então, não há como desver Chaves, ou Xuxa, Silvio Santos, Seinfeld, The Office, ou desler/ desver e cancelar WOODY ALLEN (Gente, dou fã de carteirinha deste cara!).

Puxa, lamento, mas não vou cancelar qualquer fdp que marcou época de minha vida, que me deixam ótimas lembranças, porque - porventura - suas vidas particulares possam ter havido alguma m3rda, ainda mais se for para agradar grupelhos e para ficar bem na foto com a sociedade inteira.🖕

Além do mais, vejam só: não tenho como largar meu celular da Samsung agora (onde digito esta m3rda aqui inclusive); nem jogar meu PC com o Windows fora; não tenho como me despir da Nike, Adidas, Reserva, além das roupas e calçados do mercado ilegal... Não dá pra eu viver como um mendigo e nu. Porque o certo, o ético ou moral seria eu me desfazer de tudo (inclusive deste app de rede social), porque muitas dessas coisas estão fundadas em injustiças, descasos e, quiça, até crimes.

Assim, abaixando a guarda aqui, dá pra até cancelar um ou outro, mas vai ser como eu quiser e quem eu quiser. Eu abstraio certas coisas e ajo conforme me convém. Assumo mesmo!

Alem do mais, de novo, não posso tomar as causas pelos outros. Não posso agir querendo ser os outros - ja falei. Eu sou eu. Logo, faço o que me convém. E isso não me torna mais humano, com super ideais humanitários, nem o mais anti-ético, ou um ser baixo, de falso moralismo, não é o caso.

E de novo, é claro!: não irei adotar a misoginia de Nietzsche, não vou carregar amor ao estado Naz1sta de Phill Anselmo, ou ser homofóbico porque leio Kant. Pelé morreu, lamentei porque gosto de futebol e isso não quer dizer que eu seja um insensível a crianças abandonadas por seus pais. Por favor, né?! 

Então o que eu vir de r4cismo, homofobi4, mis0ginia, irei denunciar. Irei defender a vitima dentro do que estiver ao meu alcance, como uma pessoa que acredita no peso da lei. 

Ah, a tal piada sobre o Ayrton Senna posterior a sua morte é, "Ayrton Senna estava Amil, bateu e morreu Assim".





Enfim, é mais ou menos isso. Eu sei de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje