A APOLOGIA DE SÓCRATES


A APOLOGIA DE SÓCRATES (399 a.C) - POR PLATÃO.


A APOLOGIA DE SÓCRATES (399 a.C) - PLATÃO

MELETO: Caro Sócrates, a casa e sua?
SÓCRATES: Não.
MELETO: Mas o sr. tinha interesse em adquirir?
SÓCRATES: Não.
MELETO: Mas visitou?
SÓCRATES: Sim.
MELETO: Por quê?
SÓCRATES: Porque queriam me vender.
MELETO: Mas o sr. comprou?
SÓCRATES: Não.
MELETO: Mas a casa é sua?
SÓCRATES: Não.
MELETO: Mas porque visitou?
SÓCRATES: Porque queriam me vender.
MELETO: Mas o sr. não comprou?
SÓCRATES: Não.
MELETO: Mas… O documento tem uma rasura
SÓCRATES: quem rasurou?
MELETO: não sei....
SÓCRATES: então como eu vou saber também?
MELETO: Tem um documento aqui que fala da casa…
SÓCRATES: Tá assinado por quem?
MELETO: Hmm... A assinatura tá em branco...
SÓCRATES: Então o senhor pode guardar por gentileza!
MELETO: O sr. não sabia dos desvios do Parthenon?
SÓCRATES: Ninguém sabia dos desvios do Parthenon. Nem eu, nem a imprensa, nem o senhor, nem o governo, nem os aristocratas e nem o exército. Só ficamos sabendo quando ouviram a conversa de Ânito.
MELETO: Mas eu não tinha que saber. Não tenho nada com isso.
SÓCRATES: Tem sim. Foi o senhor, ilustríssimo, quem soltou Ânito em seu julgamento.
MELETO: saíram denúncias na Folha de Atenas, e no jornal O Mediterrâneo de que...
SÓCRATES: Meu caro, não me julgue por notícias, mas por provas.
MELETO: Senhor Sócrates, você não sabia que Lícon roubava a Acrópole?
SÓCRATES: Oh sapientíssimo! O filho quando tira nota vermelha em Lógica ou Filosofia, ele não chega em casa e fala: “Pai, tirei nota vermelha...”
MELETO: Os meus filhos falam.
SÓCRATES: Meleto, o Lícon não é seu filho.

“Como quero viver até os 120, porque acho que sou um ser humano que nasceu pra viver até os 120, vou trabalhar muito para provar minha inocência e a farsa que foi montada. Por isso vim pra cá com muita tranquilidade.” (Palavras de Sócrates).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje